Final de semana em Gent/Brugge

Este final de semana fomos passear. Fomos logo ali, na Bélgica. Na verdade, a Bélgica fica mesmo logo ali, a menos de uma hora de carro. É uma das (des)vantagens de se morar num país tão pequeno e central como a Holanda: visitar Paris de trem é mais rápido do que ir a São Paulo de carro. Essa diversidade é ótima, mas viver num país tão grande e diverso como o Brasil também é fantástico. Quer dizer, desde que a situação política e econômica colaborem, é claro…

Mas voltando ao nosso final de semana: queríamos ir a Brugge, mas os hotéis lá são bem mais caros, e o estacionamento diário também. Então resolvemos ir para Gent, que na verdade fica bem pertinho de Brugge, uma meia hora de carro. A idéia era passear em Gent na sexta à tarde e ir a Brugge no sábado, porém chegamos tarde em Gent (por volta das 15h) e o tempo estava hor-rí-vel. Acabamos dando uma voltinha de carro pela cidade e voltando logo para o hotel. Belo hotel, por sinal, com um quarto bom e simpático. Pena que a cama era meio mole demais.

Enfim, de Gent vimos muito pouco. No sábado fomos mesmo a Brugge, uma cidadezinha muito bonitinha, com belos prédios antigos. O centro de Brugge foi transformado em monumento histórico pela Unesco, o que faz com que não existam cartazes por todo canto, ou frentes de lojas que sejam chamativas demais. É uma preservação bem legal do histórico da cidade.

Fazer essas viagens curtas são ótimas, mas existe sempre um porém: enquanto a Jasmijn for pequena fica difícil fazermos programas realmente culturais. Até vamos a alguns museus, mostramos coisas pra ela, mas a atenção nesta idade está centrada nos cavalos que passavam pela praça, ou nos barcos que passeavam pelos canais. E, se tivéssemos pego um dos barquinhos, provavelmente a água quase na ponta dos dedos – a um passo de cair dentro do canal. Ou seja: é preciso programar com calma, como quando fomos a Den Helder no ano passado – e saber os endereços de parques internos onde ela possa brincar em tempo feio. Afinal, é o que se mais tem por aqui…

Advertisements

4 thoughts on “Final de semana em Gent/Brugge”

  1. Ola Lilia,

    Eu estava lendo os seus arquivos de 2005. Vim para a Holanda em 2006 e também senti necessidade de escrever para sair do tédio. Hoje em dia não tenho mais tempo, sigo o inburgering cursus e tenho um bebê de 05 meses. Muito legal acompanhar o crescimento da sua filha, eu já imagino o meu Laurens. Tava procurando idéias para escrever um texto sobre estrangeiros e cheguei ao seu blog. Gostei muito e sua filha é linda!
    Beijos,
    Fran

  2. oi fran,gostei do seu blog, eu tambem estou na luta contra a balanca, morro na holanda, vou acompanhar seu blog da uma passadinha no meu para conferir o meu dia a dia aqui ok

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s