Quinta-feira em casa

Hoje resolvi fazer coisas com a Jasmijn dentro de casa: pão e brincar de massinha. E ela, por conta própria, resolveu que brincar com água é a melhor coisa que existe. Há uns meses compramos um banquinho de plástico para ela poder alcançar o próprio casaco; agora ela o usa para ficar de pé na frente da pia e brincar com a água, corrente ou não. E, se eu quiser que ela fique um pouco menos molhada (porque não dá para não se molhar!), preciso vesti-la com um avental de plástico (de princesas Disney, repassado da Nel, cuja sobrinha já está por demais crescida para o próprio).

Enfim, começamos com o pão, após uma meia-hora de água na pia, naturalmente. Foi uma festa! Posso entender muito bem o que ela vê em amassar pão, brincar com farinha e coisas do gênero. Ela queria ficar mexendo na massa, misturando os ingredientes. Após a mistura estar completa, enrolamos a massa, passamos na farinha, batemos nos pãezinhos e sei lá mais o quê. Após essa sessão, foi deixar a massa creser um pouco, cortá-la em pedaços um pouco menores, fazer umas formas mais ou menos redondas e pôr tudo no forno por uns 20 minutos. E não é que o resultado foi bom? A Jasmijn comeu do próprio pão no almoço e achou uma delícia. Confesso que gostei também.

Mais tarde, após uma sessão rápida de tv, voltamos à mesa, desta vez para brincar com massinha. Há uns dias comprei umas massinhas numa loja superbarata e queria aproveitar um dia em que eu estivesse o dia todo em casa para juntas fazermos alguma coisa. Foi muito divertido. É claro que o desenvolvimento motor dela não permite a criação de peças artísticas das mais complexas, mas ela bem que aprendeu a rolar bolinha de massinha nas mãos (um pouco) e a colocar bolinhas (maçãs) numa bola maior (árvore). Foi muito divertido! Quase me diverti mais do que ela. Só não o foi porque ela estava adorando.

Enfim, foi um dia bastante ativo para nós duas, mesmo que a atividade tenha sido dentro de casa. Confesso que é um problema meu: o que fazer com esta criança quando o dia está ruim e não dá pra sair? Estou aprendendo aos poucos que usar a criatividade é a melhor solução. E que trabalhar com as mãos é fantástico, principalmente nessa idade.

Agora quero é que a primavera chegue de verdade, para poder trabalhar no jardim com ela. Quero plantar sementinhas, vê-las crescer, e mostrar para a Jasmijn como plantas crescem e florescem. Já estou me divertindo só com a idéia.

One thought on “Quinta-feira em casa”

  1. Olá Lília. Optei por privatizar o meu blog. Mas tenho todo o gosto em te mandar convite para que possas aceder a ele, se assim o desejares. Para isso só tens de me mandar um mail para ginapinho@gmail.com pois eu preciso de um contacto mail para to enviar. Beijos para ti e para a princesa que está enorme

Leave a Reply

