Últimas fotos da pequerrucha

À espera de Sinter Klaas (São Nicolau), no Maasboulevard, sábado dia 18 de novembro.

Por aqui não se comemora Natal, pelo menos não tanto quanto no Brasil, na Inglaterra ou nos EUA, mas comemora-se Sinter Klaas, que segundo a história mora na Espanha e vem de navio para a Holanda a fim de distribuir presentes para as crianças que foram boas durante o ano e para comemorar o seu aniversário, no dia 5 de dezembro. Data em que todo mundo se presenteia, lê poesias engraçadas etc.

É um acontecimento nacional e naturalmente o Ruud levou a Jasmijn para vê-lo “chegar” em Schiedam. Faz parte de sua juventude e ele quer compartilhar com ela (e comigo!) essa diversão pessoal e nacional que é Sinter Klaas e Zwarte Pieten (Pedros Pretos). Obviamente comemoramos Natal também, já que não dá para eu largar essa tradição pra lá: quero decoração natalina na casa, muitas velas e jantar especial. E, é claro, presentes. Mesmo que seja um acontecimento puramente comercial para mim (já que não acredito em Deus ou Jesus como partes de uma religião), faz parte da minha cultura brasileira e isso não dá pra deixar pra lá. Então é gozado comemorarmos duas coisas semelhantes porém diferentes no mesmo mês.

Detalhe divertido: ao fundo vemos um navio a vapor. O navio é do primo do Ruud, Kees, que foi nosso padrinho de casamento junto com Aad, Ron e Cláudia. Kees é “guarda” de ponte (existem tantas nesta terra que é preciso técnicos para abri-las sempre que um barco entra num canal onde há uma (ou várias!) ponte(s) e sempre foi um aficcionado por navios a vapor. Comprou este aos 22 anos, rebatizou-o de Hercules e passou uns 5 anos renovando-o para que ele pudesse sair navegando por aí. A prefeitura o aluga todo ano para a “chegada” de Sinter Klaas.

Mais um detalhe: Ron (irmão do Ruud), participou da aventura vestido de Zwarte Piet (um dos, é claro!) e divertiu-se à roda. Essa encenação ele já faz há uns 3 anos aqui em Schiedam.

Segundo o Ruud não posso deixar de mencionar que Papai Noel (Santa Claus) é baseado na pessoa de Sinter Klaas, mas assumiu a forma de bom velhinho gordota e com aquela roupa depois de ter aparecido num comercial da Coca-Cola. Coisas de conhecimento “inútil”… 😉

Estava querendo mostrar como este é um evento popular por aqui, mas não consegui subir a foto. Então fica para a próxima…
Advertisements

One thought on “Últimas fotos da pequerrucha”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s