Voltei de Frankfurt com um pensamento só: me inscrever no NaNoWriMo, uma maratona na qual o objetivo é escrever uma novel em um mês. Quem escrever mais de 50 mil palavras pode ganhar um prêmio. Mas o plano não é ganhar o prêmio, mas sim escrever as tantas mil palavras em um mês. Afinal, somos todos escritores frustrados, não somos? Bom, eu não sou nem escritora (ainda!), nem frustrada, uma vez que de uns anos pra cá tento realizar os meus sonhos da melhor maneira possível. Nem sempre isso é possível, mas nós bem que tentamos!

Afinal, depois que comecei a ler O Alquimista, do Paulo Coelho, cheguei à conclusão de que eu certamente posso escrever melhor do que ele. Estou achando MUITO ruim. O cara não sabe escrever, suas metáforas são absurdas, e o tempo todo ele só diz o óbvio. Mas através do discurso de que os alquimistas sempre escrevem de um modo obscuro, ele consegue vender a idéia de que o que escreve é real, tem algo para ser absorvido e trabalhado.

Como um cara desses faz sucesso? Acho que ele juntou as peças do quebra-cabeça no momento certo, do jeito certo, e atingiu o imaginário humano onde ele é mais vulnerável: na fé, na crença, na vontade de acreditar no possível e no impossível.

Motivo da leitura: participação num clube do livro. Todos estão lendo o livro em inglês, mas é claro que eu iria lê-lo em português. Estou insistindo em lê-lo só para poder discuti-lo com propriedade. E naturalmente vou comparar meu original com a tradução em inglês, para saber que maquiagens foram feitas.

Estou é curiosíssima para saber o que os outros acharam……
This entry was posted in Escritos, Livros. Bookmark the permalink.

2 Responses to

  1. mamã gaivota says:

    :)!Um livro começa sempre por uma frase…

  2. Anonymous says:

    Não é nada fácil escrever tão mal quanto o Paulo Coelho! É preciso ter muito talento para o mau gosto. Se você forçar a barra para fazer algo tão estúpido e comercial acabará parecendo artificial. O que fascina nele é a honestidade: trata-se realmente de um idiota, e não de alguém fingindo ser idiota.

    Uma coisa: você pretende escrever em inglês? em português? ou vai se aventurar no holandês?

    Beijos,
    Felipe

Leave a Reply

