Faltam duas semanas!

Em duas semanas estarei pegando um avião para Paris, às 20:05 da noite, com destino final Rio de Janeiro, chegando na nossa Cidade Maravilhosa de madrugada (praticamente, já que será tão cedo). A ansiedade está batendo, é óbvio, pois ainda não resolvi nem um décimo do que preciso e ainda tenho de fechar uma matéria da faculdade antes de poder dar costas completamente ao curso. Ô coisa! Mas vai dar tudo certo, com certeza!

A Jasmijn continua uma figura. Toda vez que o Ruud vai buscá-la na creche ela vira para ele e o chama de ‘mama’, mesmo sabendo que ele é o ‘papa’. Mas vai fazê-la dizer ‘papa’ em vez de ‘mama’, vai. Não há quem o consiga. Mas ela sabe bem a diferença entre a mãe e o pai, com certeza. Se eu falar alguma coisa em holandês pra ela, ela nem me ouve! Quer dizer, ela entende o que eu falo, mas me olha com uma cara meio do tipo: “O que é que você está dizendo?” E se repito em português uma palavra que ela acabou de dizer em holandês (digo cavalo mostrando o animal após ela ter dito paard), ela me olha com a mesma cara e repete a palavra em holandês. Eu insisto e sei que vai demorar MUITO tempo para ela falar português de verdade, mas só a persistência permitirá o desenvolvimento bilíngüe dela. Então é manter-me firme e forte.

Com o nosso passeio pelo Rio estou torcendo que ela desenvolva o nosso idioma mais rápido…

Aqui uma foto da Jasmijn em junho que me fez pensar muito em mim mesma nesta idade…

Leave a Reply

