"As aventuras da toupeira"

Hoje fui com três colegas de turma, meu grupo de trabalho da faculdade, assistir a um desenho animado do diretor tcheco Zdenek Miller sobre a toupeirinha aí ao lado. É muito lindo! O filme é uma compilação de 7 curtas sobre uma toupeira muito curiosa, que inventa de tudo: andar de carro, pintar um bosque, fazer um disco com notas musicais e aguar belas flores no jardim onde vive.

O primeiro filme foi lançado em 1963 e a animação é bastante rudimentar e antiga, mas as histórias são divertidas, de bom humor, inteligentes e, acima de tudo, não-violentas. Foi um banho de diversão e de bons sentimentos, onde o mais importante não é você se dar bem, mas sim a integração dos personagens (leia-se pessoas), persistência, paciência e amizade. É uma lição em como fazer um desenho com a mesma técnica usada pelos desenhos japoneses atuais, porém sem violência. E digo mais, as crianças que estavam presentes no cinema adoraram! Ouvimos várias fazendo comentários, se adiantando aos fatos e prevendo o que deveria acontecer, e tudo de um modo divertido e interessado.

Então, fica a pergunta eterna de todos os pais do mundo: por que fazer desenhos animados tão violentos se algo divertido, inocente e tão reconhecível para as crianças é tão ou mais fácil de realizar? Ou será que é mesmo mais fácil? Pois encontrar histórias que sejam condizentes com a realidade infantil não é assim tão fácil. A violência é mais direta, traz resultados imediatos. Porém, o que as pessoas não se dão conta, é que a resposta direta e imediata que a violência traz é tão perseverante e permanente quanto o sentir-se bem de uma touperinha curiosa, que nos faz pensar em nossos jovens anos e do quanto gostaríamos que nossos filhos compartilhassem das mesmas coisas.

O tempo não volta atrás, mas não custa tentar aproveitar o que foi feito de bom.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s